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Feeling | O que é o SEO?
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O que é o SEO?

Já ouviu falar no SEO? Sabe como funciona e o que é? E de que forma está relacionado com os motores de pesquisa como o Google?

O que é SEO?
 
SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, este termo pode ser traduzido como otimização de sites para os mecanismos de pesquisa, como o Google, entre outros. É, portanto, um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo optimizar os sites para os motores de pesquisa, utilizando palavras-chave para que o conteúdo do site fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.
 
Mas, afinal como é que funciona?
Ao escrever um texto e publicá-lo no seu site deve utilizar um termo, uma palavra-chave, que defina o que a maior parte das pessoas procuram relacionado com esse tema. Assim, sempre que o seu potencial cliente fizer uma pesquisa com essa mesma palavra, encontrará o seu site com mais facilidade. Mas antes disso, é preciso o site ganhar a confiança dos motores de busca.
 
Para isso vai ser necessário conhecer os principais fatores do ranking e investir em estratégias de SEO.
Para garantir a eficiência dessas estratégias é necessário:
  • Conteúdo de qualidade;
  • Uso correto de palavras-chave;
  • Links internos para outros artigos do site;
  • Links externos para o blog;
  • Arquitetura e desenvolvimento adequados do site.
 
Como funciona o ranking no Google?
 
Os motores de busca têm pequenos robots que circulam pela internet, avaliam cada publicação e verificam se estas condizem com as diretrizes determinadas. Estes robots são conhecidos como crawlers.
O Google tem mais de 200 fatores para garantir que um site está otimizado, e os principais são:
  • Palavra-chave no título, subtítulo e ao longo do texto;
  • Título da publicação começar com palavra-chave;
  • Extensão e atualização de conteúdos;
  • Quantidade de publicações no blog ou site;
  • Links externos e internos.
 
Quando está a escrever um conteúdo, deve ter em atenção em encontrar um equilíbrio entre as técnicas de SEO e oferecer um conteúdo de interesse. Veja quais os cuidados que deve ter para garantir que o seu site esteja qualificado para pessoas e motores de pesquisa:
 
Conteúdo para público-alvo:
 
  • Tamanho: Não existe um tamanho ideal para uma publicação, no entanto, textos mais longos podem atingir um melhor ranking.
  • Escaneabilidade: Um texto é considerado escaneável quando permite que o leitor passe os olhos por ele e consiga identificar quais são os tópicos que serão abordados.
  • Relevância: Planeie as publicações do seu blog e produza conteúdos do interesse do seu potencial cliente.
  • Diferenciação: Diversificar as publicações é um ponto a favor. Vídeos, imagens etc.
  • Rapidez: se o seu blog demora para carregar a página, certamente o utilizador não irá continuar no seu site.
 
Conteúdo para motores de pesquisa:
 
  • Uso adequado de palavras-chave: Ao longo do texto, é ideal que a palavra-chave apareça pelo menos 3 vezes: uma no primeiro parágrafo, num dos subtítulos e no último parágrafo.
  • Hyperlinks: Os links internos e externos são muito importantes.
  • Responsive: Atualmente o smartphone é o principal meio de acesso à internet, ou seja, o seu site ou blog deverá adaptar-se a diferentes dispositivos.
  • Design da página: Para tornar a experiência do utilizador mais agradável, tenha cuidado com o tamanho e a fonte adotada, não exagere na quantidade de informações disponíveis.
 
Estratégias de SEO para iniciantes:
 
  • Meta description: Cada publicação deve ter uma meta description. Ela aparece nos resultados de pesquisa e apresenta um resumo do que vai ser apresentado no conteúdo. Evite escrever mais do que 160 caracteres, não se esqueça de usar a palavra-chave.
  • Alt Tag nas imagens: O Alt Tag é uma descrição das imagens do seu blog, de no máximo 8 palavras (de preferência com a palavra-chave entre elas).
  • Título da página: O título da sua página, também conhecido como Title Tag, deve seguir algumas regras:
  • Ser a única área formatada em H1;
  • Ter no máximo 55 caracteres;
  • Conter palavra-chave.
  • URL amigável: A URL do seu blog deve ser amigável e optimizada. O ideal é que tenha no máximo 5 palavras e, dentre elas, a palavra-chave. Isto facilita o trabalho dos motores de pesquisa.

    Agora que sabe, não deixe este conhecimento de lado e aplique-o no seu website com a ajuda de profissionais qualificados.

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