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Feeling | Razões para pequenas empresas investirem em marketing digital
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Razões para pequenas empresas investirem em marketing digital

Se parar para pensar, a maior parte das vezes que precisou de um produto, bem ou serviço, onde procurou primeiro?

Arriscamos em dizer que, certamente, não foi numa lista telefónica de empresas e serviços com 600 páginas. Cada vez mais, uma pesquisa na internet pode ser decisiva para impulsionar o ato de comprar algo ou de chegar a uma marca. Tudo à distância de um clique.

Com a convergência digital, intencionalmente ou não, todos estamos conectados à rede. Seja através dos nossos computadores, smartphones, tablets ou wearables – dispositivos tecnológicos que podem ser usados como peças de vestuário. Este último, no caso, o perfeito exemplo da perspetiva mais natural, cómoda e inconsciente da omnipresença do meio digital no nosso dia a dia. No paradigma atual de uma sociedade cada vez mais conectada, ignorar as ferramentas digitais de promoção da sua marca, seria não dar resposta a um público que faz toda a diferença nos dias de hoje. Mais do que navegar na internet, os utilizadores estão a ditar regras e tendências, moldando a relação dos consumidores com as marcas.

O Marketing Digital complementa outras áreas comerciais da empresa, otimizando-a com novas ferramentas promocionais e informação que contribui para a sua consolidação estratégica, tendo assim um papel muito importante para qualquer empresa, em especial para as pequenas empresas que precisam notoriamente de mais dedicação, visibilidade e audiência.

Quais as razões para investir no marketing digital?

Criar presença online sólida e credível
A consolidação de uma empresa no mercado é indissociável do fator credibilidade. Para além de oferecer soluções de qualidade, deve mostrar o quanto a sua empresa domina a área e poderá fazer da sua empresa uma referência no ramo, fazê-la ser lembrada.

Construção de identidade virtual
Sabemos que um bom design é fundamental para a identidade da marca. O desafio está em criar um design que traduza realmente o conceito da empresa, em personalizar a sua “mensagem” e reforçar o seu posicionamento. É aqui que, o marketing digital lhe pode dar uma ajuda fazendo com que esta associação coerente, entre design e conceito, tenha impacto nas pessoas e que esse mesmo impacto possa chegar a qualquer parte do mundo.

Alargar o mercado e gerar audiência
Ultrapassar barreiras geográficas nunca foi tão fácil. Com a sua presença no mundo digital pode chegar a qualquer lado, abordando mais consumidores e alargando mercados, conseguindo mais visibilidade e audiência. A produção de conteúdo relevante faz com que seja possível construir uma base de potenciais clientes com base em assinaturas de blogue, visitantes do site, email’s registados ou seguidores das redes sociais. Assim, se abrem portas a um novo mundo de oportunidades, muitas vezes mais difícil de alcançar através do marketing convencional, por questões logísticas.

Boa relação custo – benefício 
Em comparação com as campanhas tradicionais, aliando boas ideias e boas ferramentas, pode gerar alto retorno sobre o investimento devido ao seu alcance e eficácia.

Interação com o consumidor
É uma importante ferramenta no que toca ao relacionamento entre a empresa e clientes, sendo um bom auxiliar no que toca ao serviço de apoio ao cliente, criando um sentido de comunidade.

Ajustável, rápido e mensurável
Por permitir a paragem ou retoque de uma campanha a qualquer momento, tem a vantagem de ser bastante ajustável. É possível medir o impacto de cada campanha, muito rapidamente, e saber o que funciona ou não, para continuar a investir no que traz melhor retorno.

Acompanhamento e avaliação de resultados
É possível identificar as páginas web que os consumidores visitam, os artigos de que gostam e os produtos que procuram. Assim, é viável criar ofertas que reflitam esses interesses e personalizar as ações de marketing. Separar os grupos de interesse é também uma das tarefas que esta área facilita. A segmentação é feita à partida, uma vez que se relaciona apenas com o público que tem interesse no que oferece.

Fidelização de clientes e pós-venda
A necessidade de estabelecer um vínculo com os consumidores e fortalecer o relacionamento, entre o cliente e a empresa, é inquestionável. Dessa forma, o marketing digital conta também com boas estratégias que ajudam a alimentar a continuidade dessa relação. Algumas delas, por exemplo, o envio de e-mail´s com cupões de desconto, newsletters, ofertas e promoções especiais.

Talvez, seja a altura ideal para começar a “pensar digital” e aproveitar estas ferramentas para transformar desafios em grandes oportunidades criativas, que gerem valor para a sua empresa.

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