19 Dezembro, 2017
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O que é o SEO?
Já ouviu falar no SEO? Sabe como funciona e o que é? E de que forma está relacionado com os motores de pesquisa como o Google?
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, este termo pode ser traduzido como otimização de sites para os mecanismos de pesquisa, como o Google, entre outros. É, portanto, um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo optimizar os sites para os motores de pesquisa, utilizando palavras-chave para que o conteúdo do site fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.
Mas, afinal como é que funciona?
Ao escrever um texto e publicá-lo no seu site deve utilizar um termo, uma palavra-chave, que defina o que a maior parte das pessoas procuram relacionado com esse tema. Assim, sempre que o seu potencial cliente fizer uma pesquisa com essa mesma palavra, encontrará o seu site com mais facilidade. Mas antes disso, é preciso o site ganhar a confiança dos motores de busca.
Ao escrever um texto e publicá-lo no seu site deve utilizar um termo, uma palavra-chave, que defina o que a maior parte das pessoas procuram relacionado com esse tema. Assim, sempre que o seu potencial cliente fizer uma pesquisa com essa mesma palavra, encontrará o seu site com mais facilidade. Mas antes disso, é preciso o site ganhar a confiança dos motores de busca.
Para isso vai ser necessário conhecer os principais fatores do ranking e investir em estratégias de SEO.
Para garantir a eficiência dessas estratégias é necessário:
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Conteúdo de qualidade;
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Uso correto de palavras-chave;
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Links internos para outros artigos do site;
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Links externos para o blog;
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Arquitetura e desenvolvimento adequados do site.
Como funciona o ranking no Google?
Os motores de busca têm pequenos robots que circulam pela internet, avaliam cada publicação e verificam se estas condizem com as diretrizes determinadas. Estes robots são conhecidos como crawlers.
O Google tem mais de 200 fatores para garantir que um site está otimizado, e os principais são:
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Palavra-chave no título, subtítulo e ao longo do texto;
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Título da publicação começar com palavra-chave;
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Extensão e atualização de conteúdos;
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Quantidade de publicações no blog ou site;
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Links externos e internos.
Quando está a escrever um conteúdo, deve ter em atenção em encontrar um equilíbrio entre as técnicas de SEO e oferecer um conteúdo de interesse. Veja quais os cuidados que deve ter para garantir que o seu site esteja qualificado para pessoas e motores de pesquisa:
Conteúdo para público-alvo:
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Tamanho: Não existe um tamanho ideal para uma publicação, no entanto, textos mais longos podem atingir um melhor ranking.
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Escaneabilidade: Um texto é considerado escaneável quando permite que o leitor passe os olhos por ele e consiga identificar quais são os tópicos que serão abordados.
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Relevância: Planeie as publicações do seu blog e produza conteúdos do interesse do seu potencial cliente.
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Diferenciação: Diversificar as publicações é um ponto a favor. Vídeos, imagens etc.
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Rapidez: se o seu blog demora para carregar a página, certamente o utilizador não irá continuar no seu site.
Conteúdo para motores de pesquisa:
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Uso adequado de palavras-chave: Ao longo do texto, é ideal que a palavra-chave apareça pelo menos 3 vezes: uma no primeiro parágrafo, num dos subtítulos e no último parágrafo.
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Hyperlinks: Os links internos e externos são muito importantes.
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Responsive: Atualmente o smartphone é o principal meio de acesso à internet, ou seja, o seu site ou blog deverá adaptar-se a diferentes dispositivos.
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Design da página: Para tornar a experiência do utilizador mais agradável, tenha cuidado com o tamanho e a fonte adotada, não exagere na quantidade de informações disponíveis.
Estratégias de SEO para iniciantes:
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Meta description: Cada publicação deve ter uma meta description. Ela aparece nos resultados de pesquisa e apresenta um resumo do que vai ser apresentado no conteúdo. Evite escrever mais do que 160 caracteres, não se esqueça de usar a palavra-chave.
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Alt Tag nas imagens: O Alt Tag é uma descrição das imagens do seu blog, de no máximo 8 palavras (de preferência com a palavra-chave entre elas).
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Título da página: O título da sua página, também conhecido como Title Tag, deve seguir algumas regras:
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Ser a única área formatada em H1;
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Ter no máximo 55 caracteres;
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Conter palavra-chave.
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URL amigável: A URL do seu blog deve ser amigável e optimizada. O ideal é que tenha no máximo 5 palavras e, dentre elas, a palavra-chave. Isto facilita o trabalho dos motores de pesquisa.
Agora que sabe, não deixe este conhecimento de lado e aplique-o no seu website com a ajuda de profissionais qualificados.
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