Principais novidades nas Redes Sociais
São várias as novidades, mas vamos destacar 3 grandes novidades, que consideramos ser fundamental para marcas no segmento da moda e do lifestyle.
Primeira Novidade: O facebook tem vindo a mudar muito e, neste momento, o algoritmo do facebook privilegia os lives no facebook. Há uns meses ainda eram os vídeos que ganhavam no alcance orgânico dos conteúdos, hoje, o Live, marcas em direto, conseguem, não só, potenciar o seu alcance, mas inovar também na forma como comunicam com a comunidade. A verdade é que esta funcionalidade ainda provoca algum “medo” para as marcas, que não querem arriscar num Live, devido a todos os imprevistos que daí podem surgir. Fundamental, planear bem o Live, escolher um tema interessante, com relevância para a comunidade. Por exemplo: ter uma consultora de imagem, em directo a dar dicas de styling, a relevar tendências e a interagir, “in loco” com a comunidade. São várias as formas que pode usufruir desta funcionalidade que o facebook permite e inovar na forma como comunica a sua marca.
Segunda Novidade: Os Stories no Instagram (e brevemente também no facebook) ganham no alcance, em relação às publicações no feed do IG. O Instagram trabalha para dar destaque às histórias partilhadas e quem partilha mais histórias potenciará o alcance da sua marca. As marcas vão ter que se adaptar e conseguir criar conteúdos, histórias, interessantes, todos os dias, para conseguirem a estar mais perto da sua comunidade. Os Stories surgem como uma funcionalidade otimizada da versão do snapchat. O facto de permitir à comunidade de ver conteúdos instantâneos da marca, e não a pura venda do artigo, envolve a comunidade, proporciona uma relação mais próxima, de afinidade com o seu conceito, com a sua história, com a experiência que a marca tem para dar. Estas mudanças obrigam as marcas a evoluírem e adaptarem a sua presença nas redes sociais. Obrigatoriamente, precisam de fazer muito mais do que apenas “vender”. Têm que oferecer experiência a quem poderá comprar.
Terceira Novidade: Não é novidade que as bloggers, as influencers digitais são importantíssimas para as marcas. O facebook e o instagram agora possibilitam as marcas e as influencers revelarem nos seus conteúdos as parcerias com as marcas. O que o facebook/instagram querem é que haja clareza junto das comunidades, para que percebam que aquele é um conteúdo patrocinado por uma marca. Tem vantagens e desvantagens. A vantagem é que agora, se uma blogger, sua parceira, partilhar um conteúdo, a marca poderá “pegar” nesse conteúdo e investir directamente com as ads do facebook e instagram, ajudando a potenciar o alcance da publicação da influencer.
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